Esta Dissertação foi intitulada “Ensinar e Aprender filosofia numa perspectiva ética: uma proposta de intervenção numa escola pública”. Tem como objetivo investigar a prática do ensino de Filosofia, tendo como perspectiva a possibilidade de uma construção dos saberes éticos na sala de aula. Busca-se, nesta pesquisa, verificar se a Filosofia é capaz de tornar o processo de ensino e aprendizagem crítico e reflexivo. Esta investigação terá, como estratégia metodológica, uma intervenção filosófica para compreender como o saber ético é construído na escola por meio do ensino de Filosofia. Esta pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo teórico e prático que buscou: primeiro, realizar uma análise do conceito, caracterização e problematização da questão relativa à construção dos valores morais; e segundo, desenvolver atividades filosóficas por meio de metodologias mais criativas usadas como ferramentas mais eficazes ao atendimento destes objetivos. Essa problemática sobre a formação ética do aluno é pertinente porque parte da hipótese de que a escola ainda é o espaço ideal para o desenvolvimento moral do aluno; um espaço de experimentação, socialização e formação, cujos valores éticos são constantemente testados, praticados e avaliados. A metodologia adotada articula uma pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo e, em vista deste recurso, o presente estudo culminou na execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. Os objetivos da pesquisa são: verificar a aplicação dos conteúdos relacionados aos valores éticos e morais presentes na escola; levar os alunos a reconhecer a importância dos valores éticos e morais na sua formação integral; analisar, de forma crítica, o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Filosofia; e aplicar um diagnóstico para identificar a situação educacional relacionada aos valores éticos. O estudo tem, como fundamentação teórica, uma concepção reflexiva e analítica acerca da construção do saber moral no ambiente escolar, a partir de filósofos como Aristóteles, na sua obra “Ética a Nicômaco”; em seguida, na fundamentação da ética do dever em Kant, utilizando as seguintes obras: “Sobre a Pedagogia”, “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”; e, por último, analisando a construção dos valores éticos com base nos estágios de desenvolvimento moral.