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Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA DE SOUZA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA DE SOUZA LIMA
DATA: 28/09/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Teresina- Ufpi- CCHL- Filosofia- sala 304
TÍTULO: O ceticismo metodológico na construção da reflexão filosófica no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ceticismo metodológico. Intervenção. Ensino de filosofia. Problematicidade. Epistemológica.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Epistemologia
RESUMO:

O objetivo desta dissertação é apresentar as contribuições à inserção do ceticismo metodológico na construção da reflexão filosófica no Ensino Médio, a partir de uma prática de intervenção na sala de aula, centralizando o problema do ensino da disciplina de Filosofia, enfatizando a importância do aluno, com o itinerário do professor-problematizador, com os seus alunos de filosofia no Ensino Médio, perfazendo a verdadeira função filosófica, ou seja, de provocar, instigar, concatenar os conceitos da filosofia em diversos desdobramentos conceituais a partir de suas problematizações e a estruturação argumentativa. Mas, para que isso suceda será indispensável que o docente se confronte com a filosofia e o ensino como um problema filosófico. Através de uma leitura propedêutica do trabalho do filósofo moderno René Descartes, Meditações Metafísicas (2005), interessa-nos acima de tudo a Primeira Meditação, que ponderaremos nesse trabalho, o aspecto enfático dos argumentos e dúvidas céticas situadas por Descartes, e nesse sentido interpretar significativamente como o filósofo coloca, pela primeira vez, este problema, bem como, a conexão com outros autores contemporâneos (GALLO, SMITH, SEVERINO, RODRIGO e demais). O ponto de partida foi à concepção de que educar não significa formar uma subjetividade, no sentido de entender o sujeito como produto, uma vez que estamos envolvidos em diversos processos sociais e econômicos que instauram os modos de pensar e sentir em nossa sociedade, mas de buscar compreender o significado do conceito de conhecimento, em uma natureza epistemológica.  Propusemos a especificidade do problema como uma proposta metodológica e epistemológica aos alunos de filosofia do Ensino Médio, ressaltando que, o ceticismo metodológico é um procedimento metodológico, tendo em vista, a certeza infalível do conhecimento humano, e é nessa linha que a identificação e a sensibilização ao interrogar conduzem, de modo geral, mas muito significativo, à temática de especificidade da problematicidade filosófica e a busca pela justificação de sua atividade no contexto do mundo exterior. Desta forma, esta dissertação é uma intervenção metodológica e epistemológica sobre as possibilidades, dentro da construção da reflexão filosófica com a necessidade de interrogar, de problematizar, de questionar ou de inquirir sendo uma ferramenta indispensável para se verificar o conhecimento e coloca-lo sob o crivo da razão. Para tanto, encaramos essa prática na sala de aula e concebemos o aluno como um sujeito ativo e participativo. Esta pesquisa não visa insistir em modelos de ensino, mas trazer um exemplo para inspirar caminhos para pensar em filosofia do ensino de Filosofia.

 

Palavras-chave: Ceticismo metodológico. Intervenção. Ensino de filosofia. Problematicidade. Epistemológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 341849 - MARIA CRISTINA DE TAVORA SPARANO
Interno - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1167765 - ROSILENE MARIA ALVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 04/12/2025 09:58
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