RESUMO
Os direitos são conquistas e acontecem com a participação e luta das pessoas ao longo da história. Em um momento da história conquistaram direitos civis e políticos e em outros, direitos econômicos, sociais, culturais, ambientais e sexuais. Neste trabalho de intervenção filosófica propõe-se a desconstrução do conceito hegemônico de direitos humanos na perspectiva de construção de uma nova visão não hegemônica. Uma visão de direitos humanos que se leve em conta as diversidades culturais. A sala de aula é um espaço fecundo para trabalhar esta proposta. Acredita-se que é necessária uma educação em direitos humanos a partir das diferenças porque a afirmação da igualdade de todos os humanos não significa igualdade física nem intelectual ou psicológica. Cada pessoa tem uma individualidade, sua personalidade, seu modo próprio de ver e de sentir as coisas. Este trabalho de estudo objetiva implementar em sala de aula a educação em direitos humanos, a partir de uma perspectiva não hegemônica levando em consideração as diversidades culturais em que os alunos estão inseridos contribuindo na construção de uma perspectiva emancipatória dos direitos humanos.