Banca de QUALIFICAÇÃO: ICARO MACEDO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ICARO MACEDO SOUSA
DATA: 12/04/2024
LOCAL: Online/Remoto - Google Meet: https://meet.google.com/fwv-hzsm-sdd
TÍTULO: Personalidade sombria infantojuvenil: elaboração de uma nova medida e correlatos
PALAVRAS-CHAVES: Personalidade sombria; Darktriad; Infantojuvenil; Escala; Mensuração; Psicometria.
ÁREA: Psicologia

A DarkTriad refere-se a um conjunto de traços aversivos da personalidade que estão associados a comportamentos centrais de maldade deliberada, manipulação e insensibilidade. Em crianças e adolescentes essas características correlacionam-se com agressão, violência, impulsividade, capacidade limitada na resolução de problemas e manejo do estresse. Existe indícios de que os traços sombrios se manifestam nos estágios iniciais do desenvolvimento como resposta adaptativa a contextos com maior risco à vida. Esta pesquisa objetivou elaborar a DarkTriadScale - Children (DTS – C), uma medida psicométrica que avalia o maquiavelismo, a psicopatia e o narcisismo subclínico em crianças e adolescentes. Para tanto realizou-se dois estudos independentes, o primeiro tratou de elaborar e explorar evidências iniciais de validade e precisão da DTS-C, foram realizados uma coleta de 220 alunos oriundos de escolas públicas do estado do Piauí com idades entre 9 e 17 anos, estes responderam 42 itens retirados de instrumentos na literatura que avaliam maquiavelismo, narcisismo e psicopatia. Será analisado a estrutura fatorial por meio de análise fatorial exploratória considerando os dados ordinais e por meio do modelo de resposta gradual da TRI verificar-se-á os melhores itens para compor a versão final, além da confiabilidade por meio dos índices de alfa ordinal e ômega de McDonalds, tudo será executado nos aplicativos Factor e RStudio. O segundo estudo tem a finalidade de corroborar a estrutura da DTS-C e avaliar a invariância fatorial quanto ao sexo e estado de origem (Ceará e Piauí) e avaliar evidências de validade baseado na relação com variáveis externas – empatia e bullying. Assim, foram coletadas informações de 410 estudantes de escola pública do Piauí e Ceará de mesma faixa etária de idade do estudo 1. Serão realizadas as análises por meio do RStudio.

Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Externo à Instituição - PAULO GREGÓRIO NASCIMENTO DA SILVA - UNIFOR
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 04/04/2024 15:54