Notícias

Banca de DEFESA: FERNANDA SOUSA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA SOUSA RODRIGUES
DATA: 28/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGS 323G
TÍTULO: A FLOR DA TELA: EMOÇÕES JUVENIS NO INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Juventudes; Emoções; Mídias; Relações Sociais.
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Na atualidade, as redes sociais na Internet são uma das ferramentas de comunicação
e interação nas relações e vínculos dos indivíduos em sociedade. No entanto, mesmo
com os avanços tecnológicos já produzidos, não abrange a todas as realidades sociais
quando relacionamos ao fato de que nem todos têm acesso à Internet e dispositivos
móveis, evidenciando critérios de inclusão e exclusão em redes sociais na Internet. O
convívio em meio desses espaços tem suscitado vários estudos para analisar as
formas de estar inserido ou não em uma rede social, em relação a vários aspectos
comportamentais e sociais, dentro e fora dessas redes para determinados grupos
sociais, os quais destacamos as juventudes. Na pandemia, dados apresentados pela
Pesquisa Nacional de Acesso por Domicílios Contínua (2021) revelaram a exclusão
de um percentual de 28,2 milhões de pessoas acima de 10 anos de idade no acesso
à Internet por motivos de localização, interesse, acesso e manuseio de aparelhos
eletrônicos. Por outro lado, dados do relatório Juventudes e a Pandemia do
Coronavírus (2021) destacou em pesquisa realizada com 68 mil jovens no Brasil, que
seis a cada dez jovens com acesso à Internet passaram a utilizar mais as redes sociais
em decorrência dos efeitos diretos e indiretos da pandemia nas relações sociais,
condições de saúde física e mental. Nesse sentido, a presente investigação
problematiza como as emoções potencializam-se como forma de sociabilidades
juvenis no Instagram durante a Pandemia da Covid-19. Definimos como objetivo geral
analisar as relações sociais juvenis na rede social Instagram e as formas como
expressam suas emoções no contexto da pandemia. E como objetivos específicos:
mapear perfis de jovens que se relacionam no Instagram por meio do perfil @ufpi,
observar os perfis de jovens para descrever os conteúdos por eles veiculados e as
interações estabelecidas por meio dos emojis, curtidas, comentários, imagens, vídeos;
e compreender as expressões de emoções manifestadas pelos jovens. Para isso,
adensamos referências teóricas sobre as juventudes, mídias e relações sociais, para
relacionarmos com as interações durante a pandemia no Instagram. Utilizamos como
método de pesquisa a etnografia aplicada à Internet (Hine, 2015) com uso das
técnicas de observação participante aos perfis públicos de onze jovens e a realização
de entrevistas com quatro jovens, que moram em Teresina, de diferentes identidades
sociais, de cursos da graduação da Universidade Federal do Piauí, do campus de
Teresina e que durante a pandemia utilizaram o Instagram como meio de interação
para compartilhar em seus perfis publicações sobre os seus cotidianos, se relacionar
e expressar suas emoções durante o isolamento, na flexibilização das atividades e
sobre a vacinação. Percorrer o espaço do Instagram demonstra a fluidez das
identidades e das conexões que se perdem sem a troca de um capital social contínuo.
As análises das informações recolhidas permitem concluir que considerando a
gravidade e os efeitos da pandemia nas sociabilidades, os jovens postaram mais
conteúdo positivo do que negativo em seus perfis, evidenciando o autocontrole das
emoções sentidas e expressadas, seguindo uma etiqueta das emoções e de imagem
nas publicações realizadas no feed e nos stories sobre os seus cotidianos, mesmo
durante a pandemia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Presidente - 2174595 - LILA CRISTINA XAVIER LUZ
Externo ao Programa - 4173995 - MARTA MARIA AZEVEDO QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 12:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb02.ufpi.br.timers 19/05/2024 12:22