Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA DE JESUS SILVA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA DE JESUS SILVA BATISTA
DATA: 15/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/mpo-odrt-gns
TÍTULO: Alimentação e Sustentabilidade: Avaliação da Pegada Hídrica em cardápios de um restaurante institucional.
PALAVRAS-CHAVES: Sistema Agroalimentar. Sustentabilidade. Pegada Hídrica. Alimentação.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O atual sistema agroalimentar atingiu altos índices de produtividade, no entanto, o mesmo tem sido questionado devido a seus impactos no meio ambiente, o que coloca em dúvida sua eficiência em relação à sustentabilidade. A exploração indiscriminada dos recursos naturais, aliada a consumidores mais atentos aos aspectos de saúde e qualidade de vida, tem motivado uma crescente preocupação com as demandas ambientais. Neste contexto, surge o termo “dietas sustentáveis”, baseado na seleção de alimentos saudáveis, cultivados e processados de forma a não agredir o meio ambiente. Visando mensurar o impacto da ação humana sobre o meio ambiente, indicadores como a Pegada Hídrica (PH) tem sido utilizados no intuito de fornecer dados que possam contribuir para uma maior consciência ambiental, levando os consumidores a fazer escolhas alimentares mais sustentáveis. Os Restaurantes Institucionais (RI) são espaços de promoção de uma alimentação saudável, nos quais são produzidas e servidas um grande número de refeições diariamente. Para elaboração das refeições, é necessário a utilização de quantidades significativas de alimentos, portanto, percebe-se o imenso potencial destes estabelecimentos em causar impactos no meio ambiente, a depender, principalmente, dos alimentos selecionados na composição de seus cardápios. Este estudo tem por objetivo analisar a relação entre a pegada hídrica e a sustentabilidade dos cardápios elaborados pelo Restaurante Institucional do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus São João do Piauí. Trata-se de um estudo do tipo quantitativo, de análise transversal onde serão quantificadas as PH dos cardápios executados na instituição, identificando os alimentos que contribuíram de forma significativa para o aumento do indicador, bem como investigando o percentual de contribuição do grupo das carnes, para a PH total de cada refeição. Para coleta dos dados, a pesquisa utilizará documentos oficiais da instituição como os cardápios, fichas técnicas de preparação, registros diários da produção do restaurante, bem como os Termos de Referência dos editais de licitação para aquisição de gêneros alimentícios. O próximo passo será a tabulação dos dados, onde a estimativa de PH será obtida a partir de dados do estudo de Garzillo et al.(2019). De posse dessas informações, serão aplicados testes para verificar se há diferença estatística significativa entre a PH, dependendo da proteína principal da refeição, bem como para comparar as médias de PH entre as três proteínas principais (carne bovina, frango e carne suína).

Presidente - 1772596 - GUSTAVO PICANCO DIAS
Interno - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
Externo à Instituição - LIÁRIA NUNES DA SILVA - IFPI
Notícia cadastrada em: 04/09/2023 15:58