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Banca de QUALIFICAÇÃO: ZORAIDE ARAUJO LOUZEIRO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZORAIDE ARAUJO LOUZEIRO
DATA: 14/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Banca na modalidade remota - Sala: http://meet.google.com/aky-acaz-rwk
TÍTULO: AS CONTRIBUIÇÓES DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU PARA A EDUCAÇÃO E PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; Filosofia; Emílio; Desigualdade de gênero.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

A pesquisa tern como objetivo apresentar as contribuições de Jean-Jacques Rousseau para a educação e para o ensino de filosofia, ao oferecer uma reflexão profunda sobre a relação entre indivíduo. sociedade, política, moral, com especial ênfase na educação para cidadania e, consequentemente, para política. A construção de uma perspectiva educacional permite que o filósofo discuta sobre uma concepçäo de natureza e de sociedade, e. ao mesmo tempo, apresente outros propósitos e ideais para o homem modemo; explorado as condições e efeitos desse ousado projeto para sociedade. Na obra Emílio, ou Da Educação, será perceptível a presença de sua filosofia naturalista, que para o pensamento educacional de Rousseau. é o melhor meio de orientar o homem e educá- lo, existindo o respeito de sua liberdade, porém, uma liberdade regrada para estabelecer igualdade. Este trabalho é relevante, pois apresenta a maneira de como Rousseau não via a educação apenas como um processo de transmissão de conhecimento, mas como um processo de formaçäo do indivíduo, buscando integrar aspectos éticos, sociais e intelectuais. Isso ainda influência como a filosofia é ensinada hoje, incentivando os alunos a pensarem sobre si mesmos e sobre seu papel no mundo de maneira reflexiva. Portanto, o projeto educacional de Rousseau, com seu foco na educação natural, crítica e orientada à formaçäo do indivíduo, continua a ser uma referência importante no ensino de filosofia, influenciando abordagens pedagógicas que priorizam a autonomia, a reflexão crítica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Em Emílio. ou Da Educaçäo, Rousseau propõe uma distinção clara entre a educação de meninos e meninas. com o objetivo de refletir. as diferenças naturais entre os sexos e, as expectativas sociais e de gênero da época. O personages Emílio representa o modelo ideal de educação para os meninos, enquanto Sofia, que é a contraparte feminina, simboliza o ideal de educação para as mulheres, com uma ênfase nas virtudes que Rousseau considerava importantes para elas. Rousseau propôs que meninos, como futuros cidadãos, deveriam receber uma educação que os preparasse para a vida pública, a autonomia e o desenvolvimento de snas faculdades intelectuais e morais. Ele acreditava que os meninos deveriam ser ensinados a ser independentes, críticos, e capazes de se oriental por sua própria razão, já que sua função na sociedade era, em grande parte, ligada à esfera pública e à participação ativa na política e no trabalho. O presente estudo trata-se de uma revisäo de literatura, constituída principalmente de livros e artigos de periódicos voltados para a filosofia de Rousseau. O aporte teórico utilizado na pesquisa foram Cerizara (1990), Corrêa (2012). Lazarini (1998), Nascimento (1998), Pissarra (2003), Starobinski(2011) Soëtard (2010). Souza (2017), (Paiva, 2007. p. 82) Rousseau (1973), entre outros. Diante deste estudo foi possivel entender que na contemporaneidade é necessário trabalhar em sala de aula um ensino de filosofia sem distinção de gênero e sem desigualdades.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Presidente - 1049663 - MARIA DE JESUS DOS SANTOS
Interno - 1815448 - PEDRO PEREIRA DOS SANTOS

Cadastrada em: 08/05/2025
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