GERALDO DO NASCIMENTO CARVALHO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CCE

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geraldo do nascimento carvalho

CPT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CCE

PPGEL065 - LITERATURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina/orientação (24/08/2024 - 31/08/2024)
Delimitação do objeto de estudo (14/09/2024 - 05/10/2024)
Delimitação do objeto de estudo (18/10/2024 - 18/10/2024)

Aula Extra.

Delimitação do objeto de estudo (26/10/2024 - 26/10/2024)
Redação dos aspectos introdutórios da pesquisa (09/11/2024 - 21/12/2024)
Introdução à disciplina (06/09/2013 - 06/09/2013)

Texto-base:

HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46.

   HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 
Dois capítulos deste texto serão a base ao debate nas Aulas 1 e 2: Aula 1 (06/09): HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46. Aula 2 (13/09): HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46. __________. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 47-65.
Aula 2: termos elementares ao problema da disciplina (13/09/2013 - 13/09/2013)

Textos-base:

HALL, Stuart. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46.

__________. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 47-65.

 

Textos complementares (para após a Aula 2):

DESCARTES, René. Primeira Meditação; Segunda Meditação (até o parágrafo 9). In: Meditações concernentes à Filosofia Primeira (Coleção Os pensadores)

 

  Descartes - Meditações (Os Pensadores) 
Texto complementar, para depois da Aula 2 (Stuart Hall falando de Descartes)
Aula 3: pausa ao estabelecimento de parâmetros subjacentes (20/09/2013 - 20/09/2013)

Textos-base:

STEIN, Ernildo. Compreensão e racionalidade nas ciências humanas. In: Racionalidade e existência: uma introdução à filosofia. Porto Alegre: L&PM Editores, 1998. p. 49-61.

FOKKEMA, Douwe Wessel; IBSCH, Elrud. Interpretação e explicação. In: Conhecimento e compromisso: uma abordagem voltada aos problemas dos estudos literários. Tradução de Sara Viola Rodrigues, Patrícia Lessa Flores da Cunha, Priscila Canale e Fabiano Gonçalves. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 31-48.

Aula 4 (27/09/2013 - 27/09/2013)

Texto-base:

CLASTRES, Pierre. Do etnocídio. In: Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Prefácio de Bento Prado Jr. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 81-92.

Aula 5 (18/10/2013 - 18/10/2013)

Texto-base:

CULLER, Jonathan. Escrita e logocentrismo. In: Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997, p. 104-127.

  CULLER, Jonathan. Escrita e logocentrismo. 
Texto-base à Aula 5, de 18 de outubro.
    Terremotos (Site) 
  RORTY, R. Philosophy as a kind of writing. 
Eis uma cópia do artigo de Rorty, citado por Culler no primeiro parágrafo do texto de sexta-feira, "Escrita e logocentrismo". A escrita, tal como problematizada por Culler leitor de Derrida (e, como um segundo passo, Culler no exame da crítica literária), será explanada na abertura da Aula 6, antes do texto de Spivak, e de modo a fechar adequadamente a Aula anterior. A importância do artigo, para além de fornecer subsídios à pragmática de Rorty, também vos ajuda a exercitar a transtextualidade de vossas leituras teóricas, habituando-vos a convocar, na leitura de um texto, alguns de seus transtextos. Isso, se bem desenvolvido, será de grande valia em seu futuro, já presente, processo de escrita da dissertação.
Aula 6 (25/10/2013 - 25/10/2013)

Texto-base:

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? (capítulo I). Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 19-47.

_______________. Pode o subalterno falar? (capítulo IV). Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 85-126.

  SPIVAK, Gayatri C. pode o subalterno falar? 
Primeira parte do texto-base à Aula 6, de 25 de outubro.
  SPIVAK, Gayatri C. Can the subaltern speak? 
Eis a referência original à Aula 6, de 25 de outubro. Agradecemos desde já às(aos) proficientes em língua inglesa que, no cotejo entre os dois textos de Spivak, tragam dúvidas e contribuições à Aula.
Aula 7 (22/11/2013 - 22/11/2013)

Textos-base:

WALSH, Catherine. Interculturalidad, multiculturalismo y diferencia colonial. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 41-48.

______________. Pensamiento fronterizo y/o posicionamiento crítico fronterizo. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 55-64.

  MIGNOLO, Walter. Interculturalidad descolonización del estado y del conocimiento Aula 7.pdf 
Texto-base à Aula 7. Ambos estão unidos no mesmo arquivo.
Aula 8 (29/11/2013 - 29/11/2013)

Textos-base:

BHABHA, Homi K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 70-104 (Humanitas)

______________. A outra questão: o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 105-128 (Humanitas)

Aula 9 (10/01/2014 - 10/01/2014)

Textos-base:

GILROY, Paul. Senhores, senhoras, escravos e as antinomias da modernidade. In: O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-asiáticos, 2001, p. 101-156.

Aula 10 (17/01/2014 - 17/01/2014)

Textos-base:

APPIAH, Kwame Anthony. Pendendo para o nativismo. In: Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro. Revisão da tradução de Fernando Rosa Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010, 3a. reimpressão, p. 77-110.

Aula 11 (24/01/2014 - 24/01/2014)

Texto-base:

GLISSANT, Édouard. O Mesmo e o Diverso. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.

CLASTRES, Pierre. Do etnocídio. In: Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Prefácio de Bento Prado Jr. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 81-92.

Fechamento: o lugar e a glocalidade (31/01/2014 - 31/01/2014)

Textos-base:

WALTER, Roland. Mobilidade cultural: o (não-)lugar na encruzilhada transnacional e transcultural. Interfaces Brasil/Canadá: Revista da ABECAN, n.8, p.37-56, 2008. Disponível no sítio: <http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/interfaces/article/view/696>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV JAN Total
06 13 20 27 18 25 22 29 10 17 24 31
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201310**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 201310**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 8,5 8.5 0 AM
2 201310**** 8,5 8.5 0 AM
3 201310**** 8,5 8.5 0 AM
4 201310**** 4,5 4.5 0 RN
5 201310**** 8,5 8.5 0 AM
6 201310**** 9,0 9.0 0 AM
7 201310**** 9,0 9.0 0 AM
8 201310**** 7,5 7.5 0 AM
9 201310**** 9,0 9.0 0 AM
10 201310**** 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Identidade e diferença. Estudo dos processos de construção identitária, políticas de diferenciação e representações de diferenças. Identidades de raça, de gênero e sexuais. Crítica de obras literárias que de alguma forma abordem a questão da construção identitária.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso, em sua base, será desenvolvido através de aulas expositivas do professor, acerca do tema geral e dos textos teóricos designados a cada Aula, com vistas a subsidiar o posterior trabalho de pesquisa dos alunos.<br /><br />Conforme a necessidade, também integrarão as atividades didáticas do curso:<br />- preparação prévia de resenhas e análises literárias, na forma de produções escritas;<br />- exibição de diapositivos (slides), filmes e documentários, a fim de sistematizar os conteúdos das aulas expositivas e desenvolver os questionamentos a cada texto.<br /><br />Desenvolvimento metodológico:<br />O conjunto de Aulas previstas à disciplina prevê, como objetivo geral, o desenvolvimento de um percurso teórico, acerca dos conceitos norteadores de lugar e diferença. Prevê, outrossim, dois objetivos secundários, a partir do exame e da apropriação da bibliografia:<br />- o exame do conceito de diferença, em suas possibilidades críticas aos Estudos Literários;<br />- o estabelecimento das condições de possibilidade a um lugar americano, a partir da relação possível entre lugar e diferença. <br /><br />Nestes termos, o percurso teórico da disciplina é tributário dos conceitos de lugar e diferença e, em decorrência, da questão posta à ideia de dizer a partir do lugar americano.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Como instrumentos de avaliação dos alunos, serão exigidos, obrigatoriamente: freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas presenciais; participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula; execução das leituras e pesquisas literárias propostas.<br /><br />No tocante à frequência mínima, cabe desde já salientar que atrasos superiores a 20 (vinte) minutos, a contar do início de cada Aula, quantificarão uma ausência no período correspondente (pois cada Aula é composta de três períodos), salvo em casos devidamente justificados e comunicados ao professor, quando caberá a este, conforme cada caso, solicitar documentação comprobatória e estabelecer possíveis tarefas avaliativas complementares.<br /><br />Procedimento de avaliação: Preparação de monografia<br /><br />Como instrumento para atribuição de notas, a avaliação da disciplina consistirá na realização, individualmente, de uma monografia de final de disciplina, versando sobre uma questão a ser exposta pelo Professor ao longo de toda a disciplina. Cumpre ressaltar que o desenvolvimento desta monografia exige recurso à bibliografia constante no Plano de Curso sem, contudo, em hipótese alguma, se limitar a ela.<br /><br />As monografias serão avaliadas:<br />- quanto à pertinência e qualidade teórico-crítica de seu conteúdo, evidenciando as competências próprias exigidas a uma análise literária de cunho científico;<br />- quanto à adequação do texto final e da apresentação, simultaneamente, à proposta da disciplina e à obra literária designada;<br />- quanto à originalidade, obrigatória, do conteúdo apresentado;<br />- quanto à fortuna crítica e a pertinência da bibliografia efetivamente utilizada na confecção do conteúdo;<br />- quanto à correção no uso de língua portuguesa, evidenciando as competências próprias exigidas a uma análise literária de cunho científico.
Horário de atendimento: As Aulas ocorrem às sextas-feiras à tarde, na sala de aula do Mestrado em Letras, no CCHL.
Bibliografia: Bibliografia básica:<br />APPIAH, Kwame Anthony. Pendendo para o nativismo. In: Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução de Vera Ribeiro. Revisão da tradução de Fernando Rosa Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010, 3a. reimpressão, p. 77-110.<br />BHABHA, Homi K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e aprerrogativa pós-colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 70-104 (Humanitas)<br />______________. A outra questão: o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 105-128 (Humanitas)<br />______________. da mímica e do homem: a ambivalência do discurso colonial. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 129-138 (Humanitas)<br />CARPENTIER, Alejo. Consciência e identidade da América. In: A literatura do maravilhoso. Tradução de Rubia Prates Goldoni e Sérgio Molina. Comentário e hipertextos de Aimée González Bolaños. Tradução do comentário e dos hipertextos de Liliam Ramos. São Paulo: Vértice, 1987. p.35-41. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cdrom/carpentier/index.htm Acesso em 31 de maio de 2013. <br />CLASTRES, Pierre. Do etnocídio. In: Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. Prefácio de Bento Prado Jr. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 81-92.<br />CULLER, Jonathan. Escrita e logocentrismo. In: Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997, p. 104-127.<br />ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 133-168. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html<br />GILROY, Paul. Senhores, senhoras, escravos e as antinomias da modernidade. In: O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-asiáticos, 2001, p. 101-156. <br />GLISSANT, Édouard. O escritor e o sopro do lugar. In: Introdução a uma poética da Diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005.<br />________________. O Mesmo e o Diverso. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.<br />HALL, Stuart. Que "negro" é esse na clutura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: Editora da UFMG/UNESCO, 2003, p. 335-349 (Humanitas)<br />__________. Nascimento e morte do sujeito moderno. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 23-46.<br />__________. As culturas nacionais como comunidades imaginadas. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 47-65.<br />LEZAMA LIMA, José. Sumas críticas do americano. Tradução, comentários e notas de Irlemar Chiampi. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/lezama/index.htm#_ftnref23>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.<br />SAID, Edward W. Existem dois lados. In: Cultura e imperialismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 245-266.<br />SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 19-47.<br />WALSH, Catherine. Interculturalidad, multiculturalismo y diferencia colonial. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 41-48.<br />______________. Pensamiento fronterizo y/o posicionamiento crítico fronterizo. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 55-64.<br /><br />Bibliografia complementar:<br /><br /><br /><br />Bibliografia suplementar:<br />BHABHA, Homi K.. The location of culture. London: Routledge, 1994.<br />CULLER, Jonathan. Writing and logocentrism. In: On deconstruction: theory and criticism after structuralism. New York: Cornell University, 1982, p. 89-110.<br />GLISSANT, Édouard. L'écrivain et le souffle du lieu. In: Introduction à une poétique du Divers. Paris: Gallimard, 1996, p. 129-144.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/09/2013
06/09/2013
Introdução à disciplina
13/09/2013
13/09/2013
Aula 2: termos elementares ao problema da disciplina
20/09/2013
20/09/2013
Aula 3: pausa ao estabelecimento de parâmetros subjacentes
27/09/2013
27/09/2013
Aula 4
18/10/2013
18/10/2013
Aula 5
25/10/2013
25/10/2013
Aula 6
22/11/2013
22/11/2013
Aula 7
29/11/2013
29/11/2013
Aula 8
10/01/2014
10/01/2014
Aula 12
10/01/2014
10/01/2014
Aula 9
17/01/2014
17/01/2014
Aula 13
17/01/2014
17/01/2014
Aula 10
24/01/2014
24/01/2014
Aula 14
24/01/2014
24/01/2014
Aula 11
31/01/2014
31/01/2014
Fechamento: o lugar e a glocalidade
Avaliações
Data Descrição
20/12/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro CULLER, Jonathan. Writing and logocentrism.
Site Documentário: a história do racismo e do escravismo
Site Terremotos
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 8 20/11/2013
Evento de interesse, amanhã 24/10/2013
Aula 6 21/10/2013
Aula 4: mudança de datas 22/09/2013
Plano de Curso, com agendamento de leituras 11/09/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 05:38