Seminários 1, 2 e 3 (14/01/2025 - 14/01/2025)
Contaremos com um texto guarda-chuva, que deve ser lido por todos/as para que possam se familiarizar com o paradigma neoinstitucionalista.
CÓRDOVA, M. El Neoinstitucionalismo como paradigma científico. Mundos Plurales - Revista Latinoamericana de Políticas y Acción Pública, v. 4, n. 1, p. 9-46, 17 out. 2017. Disponível em: http://143.198.112.220/index.php/mundosplurales/article/view/3049
Este texto oferece uma análise profunda sobre a emergência do neoinstitucionalismo, destacando sua importância como inovação teórico-metodológica para a análise das instituições Ele também permite entender como o neoinstitucionalismo estruturou um paradigma compartilhado na pesquisa acadêmica nas pesquisas que envolvem o comportamento submetido a arranjos institucionais.
Agora seguem os temas, os membros e os textos do seminários:
Dia 1:
(1) Neoinstitucionalismo, instituições e desenvolvimento econômico
- Raul Luiz
PRZEWORSKI, A.. A última instância: as instituições são a causa primordial do desenvolvimento econômico?. Novos estudos CEBRAP, n. 72, p. 59–77, jul. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/rnB9BX68PvCvCFnQQ64sVpF/?format=pdf&lang=pt
(2) Accountability horizontal no Brasil
- Otávio
- Tadeu
ARANHA, Ana Luiza; FILGUEIRAS, Fernando. Instituições de accountability no Brasil: mudança institucional, incrementalismo e ecologia processual. Brasília: Enap, 2016. https://www.scielo.br/j/rap/a/fNVvVDxzNdD6bvczcjWdvLB/?format=pdf&lang=pt
(3) Participação e controle social
- Annalis
MOEHLECKE, S. Neoinstitucionalismo e políticas educativas:: arranjos institucionais na gestão escolar. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 56, n. 50, 2018. DOI: 10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14722. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/14722.