-

DCE0174 - METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMATICA - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Orientação de Leitura: Artigo Porque se Ensina Matemática - Professor Ubiratan D'Ambrósioi (11/03/2025 - 11/03/2025)
   Ubiratan DAmbrosio - Por que se ensina matemática_250606_085304.pdf 
Reposição em 6 de maio. (13/03/2025 - 13/03/2025)
Reposição em 3 de junho. (18/03/2025 - 18/03/2025)
Orientações Curriculares para o Ensino de Matemática.
   Por que se ensina Matemática?
Período de Habilitação: 28/03/2025 às 10:00 a 16/04/2025 às 18:00
Reposição em 5 de junho. (20/03/2025 - 20/03/2025)
Aula Introdutória. (25/03/2025 - 25/03/2025)
Ensino de Matemática e Educação Matemática: contribuições teóricas. (27/03/2025 - 27/03/2025)
Resolução de Problemas e o Ensino de Matemática. (01/04/2025 - 01/04/2025)
Resolução de Problemas e o Ensino de Matemática. (03/04/2025 - 03/04/2025)
Leitura e discusão do artigo Um Panorâma da Resolução de Problemas na Visão das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato. (08/04/2025 - 08/04/2025)
Leitura e discusão do artigo Um Panorâma da Resolução de Problemas na Visão das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato. (10/04/2025 - 10/04/2025)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas. (15/04/2025 - 15/04/2025)
Fórum Porque Ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? (17/04/2025 - 17/04/2025)
   Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas?
Período de Habilitação: 22/04/2025 às 20:00 a 30/04/2025 às 22:00
Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas segundo Dante, Pozo, Onuchic e outros professores pesquisadores. (22/04/2025 - 22/04/2025)
Fórum Porque Ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? (24/04/2025 - 24/04/2025)
O Ensino de Matemática na perspectiva da Etnomatemática. (29/04/2025 - 29/04/2025)
O Ensino de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. (01/05/2025 - 01/05/2025)
Materiais para o Ensino de Matemática, com o Professor Pardal. (06/05/2025 - 06/05/2025)
Live O PNE como epicentro e política de Estado: desafios. (08/05/2025 - 08/05/2025)
Análise de resoluções de Estudantes a tarefas matemáticas. (13/05/2025 - 13/05/2025)
Participação na Audiência Processo Estatuinte 2025: para (Re)imaginar a UFDPar. (15/05/2025 - 15/05/2025)
Leitura e discussão do artigo Ensino Exploratório da Matemática: práticas e desafios, Ana Canavarro (20/05/2025 - 20/05/2025)
Cenários para Investigação - Ole Skovsmose. (22/05/2025 - 22/05/2025)
Ambientes de Aprendizagem - Ole Skovsmose. (27/05/2025 - 27/05/2025)
O Ensino de Matemática na perspectiva da Etnomatemática. (29/05/2025 - 29/05/2025)
Uso de Tecnologias como Instrumento na Avaliação da Aprendizagem. (03/06/2025 - 03/06/2025)
Uso de Tecnologias como Instrumento na Avaliação da Aprendizagem: discutindo possibilidades (05/06/2025 - 05/06/2025)
Tecnologias e o Ensino de Matemática: um olhar para o Currículo do Piauí (10/06/2025 - 10/06/2025)
Tecnologias e o Ensino de Matemática: um olhar para o Currículo do Piauí (12/06/2025 - 12/06/2025)
Participação nas atividades do ECOMPEX (17/06/2025 - 17/06/2025)
Feriado Corpus Chisti. (19/06/2025 - 19/06/2025)
Aula ministrada em 22 de maio. (24/06/2025 - 24/06/2025)
Raciocínio Matemático: dedutivo, abdutivo e indutivo. (26/06/2025 - 26/06/2025)
O Ensino de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. (01/07/2025 - 01/07/2025)
Modelagem Matemática no Ensino de Matemática e Etnomatemática. (03/07/2025 - 03/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 22 24 29 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 24 26 01 03
1 2023905**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2023904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2023900**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 5
4 2023904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2023903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2023903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023903**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2023905**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 5
10 2022904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
11 2022904**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
12 2024905**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2023904**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 17
14 2023903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2022904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2022904**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 0 0 0 7
17 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2023903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2023904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
2 2023903**** 10,0 8,5 8,5 9.0 0 AM
3 2023904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
4 2022904**** 10,0 9,0 9,5 9.5 0 AM
5 2022904**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
6 2023903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2023904**** 10,0 0,0 0,0 3.3 17 RF
8 2024905**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
9 2022904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
10 2022904**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
11 2023905**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
12 2023903**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
13 2023903**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
14 2023903**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
15 2023904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
16 2023904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2023900**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
18 2023904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
19 2023905**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Contribuições teóricas para o ensino da Matemática. Tendências da Educação Matemática. A Matemática como componente curricular. Parâmetros Curriculares Nacionais para Matemática (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A formação do pensamento pelo caminho da simbolização. Propostas pedagógicas voltadas para a Educação Matemática. Cotejamento dos principais conteúdos específicos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com metodologias adequadas: teoria dos números, medidas, conjuntos e funções, álgebra, geometria, trigonometria. Formação dos principais conceitos matemáticos: quantidade, correspondência biunívoca, área, volume, espaço. Acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia a ser adotada proporcionará o envolvimento dos estudantes por meio de aulas expositivas dialogadas; leituras e discussão de textos; estudos individuais e em grupos; seminários e oficinas temáticas. Serão utilizados como recursos: quadro branco, pincel, projetor, textos, etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do estudante será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de
75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade,
pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O
aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os
alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido
média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica:
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002.
CANAVARRO, A. P. Ensino Exploratório da Matemática: práticas e desafios. Educação e Matemática, Lisboa, n. 115, p. 11-17, 2011. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4265/1/APCanavarro%202011%20EM115%20pp11-17%20Ensino%20Explorat%C3%B3rio.pdf. Acesso em: março de 2023.
D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
EVEN, R. Subject matter knowledge for teaching: the case of functions. Studies in Mathematics. v. 21, p. 521-544. 1990 Disponível em: http://jwilson.coe.uga.edu/Situations/Framework%20Folder/Framework.Jan08/articles/Even1990.pdf. Acesso em: maio 2023.
LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012.
MALINOSKY, F. C. da R.; BARALDI, I. M. Educação matemática inclusiva: estudos e percepções (Org.). Campinas, SP : Mercado de Letras, 2018.
ONUCHIC, L. R.; et al. (Orgs.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial. 2014.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação Matemática na Sala de Aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.160p.
REZENDE, W. M.; PESCO, D. U.; BORTOLOSSI, H. J. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do Geogebra. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 74-89, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8370/6580. Acesso em: maio 2023.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema ? Boletim de Educação Matemática, n. 14, p. 66- 91, 2000.

Complementar:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (1º e 2º Ciclo do Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.
BIEMVENGUT, S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 3. Ed. ? São Paulo: Contexto,2003.
D'AMBRÓSIO. U. Educação Matemática: da teoria a prática. São Paulo: Papirus,1997.
SERRAZINA, L. Aprender Matemática com Compreensão: raciocínio matemático e ensino exploratório. EM TEIA ? Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana ? vol. 12 - número 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250302. Acesso em: abril de 2023.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2025
11/03/2025
Orientação de Leitura: Artigo Porque se Ensina Matemática - Professor Ubiratan D'Ambrósioi
13/03/2025
13/03/2025
Reposição em 6 de maio.
18/03/2025
18/03/2025
Reposição em 3 de junho.
20/03/2025
20/03/2025
Reposição em 5 de junho.
25/03/2025
25/03/2025
Aula Introdutória.
27/03/2025
27/03/2025
Ensino de Matemática e Educação Matemática: contribuições teóricas.
01/04/2025
01/04/2025
Resolução de Problemas e o Ensino de Matemática.
03/04/2025
03/04/2025
Resolução de Problemas e o Ensino de Matemática.
08/04/2025
08/04/2025
Leitura e discusão do artigo Um Panorâma da Resolução de Problemas na Visão das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato.
10/04/2025
10/04/2025
Leitura e discusão do artigo Um Panorâma da Resolução de Problemas na Visão das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato.
15/04/2025
15/04/2025
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas.
17/04/2025
17/04/2025
Fórum Porque Ensinar Matemática através da Resolução de Problemas?
22/04/2025
22/04/2025
Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas segundo Dante, Pozo, Onuchic e outros professores pesquisadores.
24/04/2025
24/04/2025
Fórum Porque Ensinar Matemática através da Resolução de Problemas?
29/04/2025
29/04/2025
O Ensino de Matemática na perspectiva da Etnomatemática.
01/05/2025
01/05/2025
O Ensino de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva.
06/05/2025
06/05/2025
Materiais para o Ensino de Matemática, com o Professor Pardal.
08/05/2025
08/05/2025
Live O PNE como epicentro e política de Estado: desafios.
13/05/2025
13/05/2025
Análise de resoluções de Estudantes a tarefas matemáticas.
15/05/2025
15/05/2025
Participação na Audiência Processo Estatuinte 2025: para (Re)imaginar a UFDPar.
20/05/2025
20/05/2025
Leitura e discussão do artigo Ensino Exploratório da Matemática: práticas e desafios, Ana Canavarro
22/05/2025
22/05/2025
Cenários para Investigação - Ole Skovsmose.
27/05/2025
27/05/2025
Ambientes de Aprendizagem - Ole Skovsmose.
29/05/2025
29/05/2025
O Ensino de Matemática na perspectiva da Etnomatemática.
03/06/2025
03/06/2025
Uso de Tecnologias como Instrumento na Avaliação da Aprendizagem.
05/06/2025
05/06/2025
Uso de Tecnologias como Instrumento na Avaliação da Aprendizagem: discutindo possibilidades
10/06/2025
10/06/2025
Tecnologias e o Ensino de Matemática: um olhar para o Currículo do Piauí
12/06/2025
12/06/2025
Tecnologias e o Ensino de Matemática: um olhar para o Currículo do Piauí
17/06/2025
17/06/2025
Participação nas atividades do ECOMPEX
19/06/2025
19/06/2025
Feriado Corpus Chisti.
24/06/2025
24/06/2025
Aula ministrada em 22 de maio.
26/06/2025
26/06/2025
Raciocínio Matemático: dedutivo, abdutivo e indutivo.
01/07/2025
01/07/2025
O Ensino de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Inclusiva.
03/07/2025
03/07/2025
Modelagem Matemática no Ensino de Matemática e Etnomatemática.
Avaliações
Data Descrição
11/04/2025 1ª Avaliação
22/05/2025 2ª Avaliação
08/07/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Consolidação Notas 11/07/2025
Sobre as aulas dos dias 20 e 25 de março 21/03/2025
AVISO: INICIO DAS AULAS DE METODOLOGIA NA PRÓXIMA SEMANA 11/03/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 07:11