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débora cavalcante braz

CFT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

CA/CEAD075 - SABERES LOCAIS E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO - Turma: 29A (2025.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2025 - 08/11/2025)

https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/ems/PDF%20DOS%20PROGRAMAS/MANUAL_DE_METODOLOGIAS_PARTICIPATIVAS.pdf 

Caro(a) aluno(a),

 

“Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias. Chegam cheias de coisas. Na maioria dos casos trazem junto consigo opiniões sobre o mundo, sobre a vida.”

 

PAULO FREIRE

Com as palavras de Paulo Freire, apresento para vocês a disciplina que discute a importância dos Saberes do Povos Tradicionais para, inclusive, a continuidade da vida no Planeta Terra.

 

Os Saberes dos Povos Tradicionais fazem -se necessários para o desenvolvimento acontecer, é necessário que os conteúdos locais sejam estabelecidos em conformidade com as aspirações das comunidades, o que implica uma negociação permanente entre instituições públicas e privadas e as respectivas comunidades.

 

Para um melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora

May Waddington Telles Ribeiro 

Professora May Waddington, Coordenadora do SBPC Indígena avalia as atividades. 

May, é professora Associada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade de 2015 a 2019. Entre 2009 e 2014 coordenou um Programa de Cooperação Acadêmica da Capes (PROCAD NOVAS FRONTEIRAS) intitulado "Dinâmicas Culturais e Ruralidades Contemporâneas" envolvendo 11 pesquisadores doutores da UFRRJ e UFPI e diversos mestrandos sanduíche. Desenvolve trabalhos e pesquisas sobre antropologia do meio ambiente e agroecologia, enfocando o sistema de vida camponês tradicional. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual e do Desenvolvimento e Meio Ambiente, atuando principalmente nos temas: processos de territorialização de Comunidades Tradicionais, identidade e conflitos ambientais, biodiversidade, inserção de grupos tradicionais no mercado, processos de certificação e desenvolvimento.

Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3594470746386860. 


AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/11/2025 - 08/11/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
SEGUNDA CHAMADA (01/11/2025 - 30/11/2025)
    
Inicia em 01/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2025 às 23h 59
Aula Unidade I - Fundamentos da Cultura e Saberes Locais (08/11/2025 - 08/11/2025)

CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE SABERES INDÍGENAS

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 03/11/2025 às 00:00 a 01/12/2025 às 23:59
    
Inicia em 03/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2025 às 23h 59
UNIDADE I – CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENAS (08/11/2025 - 08/11/2025)

PRINEIRA AULA SÍNCRONA EM DUAS PARTES 08/11/2025 às14 h 

 1a LEITURA: LIVRO DE VANDANA SHIVA, ANTES DA PRIMEIRA AULA, PELO MENOS O PRIMEIRO CAPÍTULO MAS ATÉ ONDE DER;

e LEVI-STRAUSS, Claude, A Ciência do Concreto, in O Pensamento Selvagem, cap. 1. ed. Papirus, Campinas, 1989.

PRIMEIRA PARTE: DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO POR ARTURO ESCOBAR/VANDANA SHIVA

APRESENTAÇÃO DO LEGADO DE DARRELL POSEY, SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA, CONHECIMENTO INDÍGENA. (Leituras complementares nos arquivos, não obrigatórias, em espanhol e ingles)

AULA DIA 8, SEGUNDA PARTE 2ª LEITURA: CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista da USP, São Paulo, 2009. Discussão conceitual

AULA DIA 8 3ª LEITURA: ABREU, Regina, Os Embates em Torno da categoria “Conhecimentos Tradicionais”, in Vivências, Revista de Antropologia, n.42, p. 11-23, 2013. Apresentação em aula, leitura para fixação até dia 8

4ª LEITURA: ANDRADE, Priscila Pereira in Prismas: Dir., Pol. Pub. e Mundial., Brasília, v. 3, n. 1, p.03-32, jan./jun. 2006 Leitura para fixação, utilização

5ª LEITURA: OPTATIVA: PERRELLI, Maria Aparecida, “CONHECIMENTO TRADICIONAL” E CURRÍCULO MULTICULTURAL: NOTAS COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI, Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 381-96, 2008 Para quem quiser se aprofundar conceitualmente ou for da educação

UNIDADE II: TAREFA, FORUM, PESQUISA DE CAMPO (10/11/2025 - 22/11/2025)

 Encontro com tutores no FORUM - Oficina de Preparação para Trabalho de campo -

TAREFA: A) TODOS EXAMINARÃO O DOSSIE DE REGISTRO DO SISTGEMA AGRÍCOLA DO ALTO RIO NEGRO; B) CADA POLO ESCOLHERÁ UM SABVER REGISTRADO COMO PATRIMONIO IMATERIAL PARA EXAMINAR E MONTAR UM RELATÓRIO INDIVIDUAL (20 PONTOS NA AVALIAÇÃO)

- FORUM: COM A AJUDA DOS MONITORES, CADA POLO DISCUTIRÁ ENTRE SÍ E ESCOLHERÁ UM SABER LOCAL PARA INVENTARIAIR, SEGUINDO O MODELO DA CARTILHA DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL SOBRE INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS. O RELATÓRIO FINAL COMPORÁ OUTROS 20% DA NOTA FINAL.

22/11/2025 Aula Presencial: Viajar pelo Portal do IPHAN, Livro dos Saberes, selecionar um registro para ler ao longo da semana.

http://portal.iphan.gov.br/

https://bcr.iphan.gov.br/livro-dos-saberes/

https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/sistema-agricola-tradicional-do-rio-negro-am/

http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf

22/11/2025 às 08 h CONSOLIDAÇÃO DOS TRABALHOS EM AULA PRSENCIAL COM TUTORES NOS RESPECTIVOS POLOS

UNIDADE III SABERES CAMPONESES E A CRÍTICA DA MODERNIDADE (22/11/2025 - 22/11/2025)

Leitura 6ª ANTES DA AULA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, A Partilha da Vida, Cap. 4, Os Nomes do Trabalho.

AULA SÍNCRONA 2 PRIMEIRA PARTE

LEITURA 7ª, ANTES DA AULA: HERÉDIA, Beatriz e GARCIA, Afrânio, CASA-ROÇADO, cap 3 in MORADA DA VIDA, A Morada da Vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. (SérieEstudossobreoNordeste;v.7)

AULA SÍNCRONA 2 PRIMEIRA PARTE:

LEITURA 8ª, LEME, Luciana et al., EXTENSÃO RURAL INSPIRADA EM CARLOS BRANDÃO: A formação dos agentes de ATER nos cursos de Ciências Agrárias da ESALQ/USP

AULA SÍNCRONA 2 SEGUNDA PARTE LEITURA 9ª, GUIVANT, Julia Heterogeneidades dos Conhecimentos Rurais no Desenvolvimento, Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.14, n.3, p.411-446, 1997

AULA SÍNCRONA 2 SEGUNDA PARTE LEITURA 10ª, RIBEIRO, May Waddington Telles, O Processo de Territorialização de Gerações de Agricultores de Baixão no Piauí, R U R I S | V O L U M E 7 , N Ú M E R O 1, p 153-180 | M A R Ç O 2 0 1 3 LEITURA BRINDE

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (22/11/2025 - 30/11/2025)

Serão realizadas as seguintes atividades para avaliação da disciplina:

 1 – Fórum 1: (peso 20%).

 

 2 - Tarefa 1: (peso 20%).

 

3 – Prova com perguntas objetivas (randômico). (peso 60%).

    
Inicia em 29/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (22/11/2025 - 30/11/2025)
    
Inicia em 05/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2025 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2025 - 30/11/2025)

https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/ems/PDF%20DOS%20PROGRAMAS/MANUAL_DE_METODOLOGIAS_PARTICIPATIVAS.pdf 

Caro(a) aluno(a),

 

“Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias. Chegam cheias de coisas. Na maioria dos casos trazem junto consigo opiniões sobre o mundo, sobre a vida.”

 

PAULO FREIRE

Com as palavras de Paulo Freire, apresento para vocês a disciplina que discute a importância dos Saberes do Povos Tradicionais para, inclusive, a continuidade da vida no Planeta Terra.

 

Os Saberes dos Povos Tradicionais fazem -se necessários para o desenvolvimento acontecer, é necessário que os conteúdos locais sejam estabelecidos em conformidade com as aspirações das comunidades, o que implica uma negociação permanente entre instituições públicas e privadas e as respectivas comunidades.

 

Para um melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora

May Waddington Telles Ribeiro 

Professora May Waddington, Coordenadora do SBPC Indígena avalia as atividades. 

May, é professora Associada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade de 2015 a 2019. Entre 2009 e 2014 coordenou um Programa de Cooperação Acadêmica da Capes (PROCAD NOVAS FRONTEIRAS) intitulado "Dinâmicas Culturais e Ruralidades Contemporâneas" envolvendo 11 pesquisadores doutores da UFRRJ e UFPI e diversos mestrandos sanduíche. Desenvolve trabalhos e pesquisas sobre antropologia do meio ambiente e agroecologia, enfocando o sistema de vida camponês tradicional. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual e do Desenvolvimento e Meio Ambiente, atuando principalmente nos temas: processos de territorialização de Comunidades Tradicionais, identidade e conflitos ambientais, biodiversidade, inserção de grupos tradicionais no mercado, processos de certificação e desenvolvimento.

Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3594470746386860. 


AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/11/2025 - 30/11/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (01/11/2025 - 30/11/2025)

 

UNIDADE I - Conhecimento tradicional em meio à crise ambiental e a globalização

         - AULA SÍNCRONA 1

 

     .  UNIDADE II - Políticas Públicas do Patrimônio

         - AULA SÍNCRONA 2

 

      . UNIDADE III - Sistemas de conhecimento Camponeses

 

 

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 03/11/2025 às 00:00 a 01/12/2025 às 23:59
    
Inicia em 03/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2025 - 30/11/2025)

Serão realizadas as seguintes atividades para avaliação da disciplina:

 1 – Fórum 1: (peso 20%).

 

 2 - Tarefa 1: (peso 20%).

 

3 – Prova com perguntas objetivas (randômico). (peso 60%).

    
Inicia em 29/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (01/11/2025 - 30/11/2025)
    
Inicia em 01/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (01/11/2025 - 30/11/2025)
    
Inicia em 05/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2025 às 23h 59
UNIDADE I – CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENAS (08/11/2025 - 08/11/2025)
PRINEIRA AULA SÍNCRONA EM DUAS PARTES 08/11/2025 às14 h Fórum 1 03/11/2025 a 23/11/2025 Tarefa 1 1a LEITURA: LIVRO DE VANDANA SHIVA, ANTES DA PRIMEIRA AULA, PELO MENOS O PRIMEIRO CAPÍTULO MAS ATÉ ONDE DER; e LEVI-STRAUSS, Claude, A Ciência do Concreto, in O Pensamento Selvagem, cap. 1. ed. Papirus, Campinas, 1989. PRIMEIRA PARTE: DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO POR ARTURO ESCOBAR/VANDANA SHIVA AULA DIA 8, PRIMEIRA PARTE APRESENTAÇÃO DO LEGADO DE DARRELL POSEY, SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA, CONHECIMENTO INDÍGENA. (Leituras complementares nos arquivos, não obrigatórias, em espanhol e ingles) AULA DIA 8, SEGUNDA PARTE 2ª LEITURA: CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista da USP, São Paulo, 2009. Discussão conceitual AULA DIA 8 3ª LEITURA: ABREU, Regina, Os Embates em Torno da categoria “Conhecimentos Tradicionais”, in Vivências, Revista de Antropologia, n.42, p. 11-23, 2013. Apresentação em aula, leitura para fixação até dia 8 4ª LEITURA: ANDRADE, Priscila Pereira in Prismas: Dir., Pol. Pub. e Mundial., Brasília, v. 3, n. 1, p.03-32, jan./jun. 2006 Leitura para fixação, utilização 5ª LEITURA: OPTATIVA: PERRELLI, Maria Aparecida, “CONHECIMENTO TRADICIONAL” E CURRÍCULO MULTICULTURAL: NOTAS COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI, Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 381-96, 2008 Para quem quiser se aprofundar conceitualmente ou for da educação
UNIDADE II: TAREFA, FORUM, PESQUISA DE CAMPO (10/11/2025 - 10/11/2025)
UNIDADE II 13/11 a 23/11/2025 Encontro com tutores no FORUM - Oficina de Preparação para Trabalho de campo - TAREFA: A) TODOS EXAMINARÃO O DOSSIE DE REGISTRO DO SISTGEMA AGRÍCOLA DO ALTO RIO NEGRO; B) CADA POLO ESCOLHERÁ UM SABVER REGISTRADO COMO PATRIMONIO IMATERIAL PARA EXAMINAR E MONTAR UM RELATÓRIO INDIVIDUAL (20 PONTOS NA AVALIAÇÃO) - FORUM: COM A AJUDA DOS MONITORES, CADA POLO DISCUTIRÁ ENTRE SÍ E ESCOLHERÁ UM SABER LOCAL PARA INVENTARIAIR, SEGUINDO O MODELO DA CARTILHA DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL SOBRE INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS. O RELATÓRIO FINAL COMPORÁ OUTROS 20% DA NOTA FINAL. 22/11/2025 Aula Presencial: Viajar pelo Portal do IPHAN, Livro dos Saberes, selecionar um registro para ler ao longo da semana. http://portal.iphan.gov.br/ https://bcr.iphan.gov.br/livro-dos-saberes/ https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/sistema-agricola-tradicional-do-rio-negro-am/ http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf 22/11/2025 às 08 h CONSOLIDAÇÃO DOS TRABALHOS EM AULA PRSENCIAL COM TUTORES NOS RESPECTIVOS POLOS
UNIDADE III SABERES CAMPONESES E A CRÍTICA DA MODERNIDADE (22/11/2025 - 22/11/2025)
Leitura 6ª ANTES DA AULA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, A Partilha da Vida, Cap. 4, Os Nomes do Trabalho. AULA SÍNCRONA 2 PRIMEIRA PARTE LEITURA 7ª, ANTES DA AULA: HERÉDIA, Beatriz e GARCIA, Afrânio, CASA-ROÇADO, cap 3 in MORADA DA VIDA, A Morada da Vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. (SérieEstudossobreoNordeste;v.7) AULA SÍNCRONA 2 PRIMEIRA PARTE LEITURA 8ª, LEME, Luciana et al., EXTENSÃO RURAL INSPIRADA EM CARLOS BRANDÃO: A formação dos agentes de ATER nos cursos de Ciências Agrárias da ESALQ/USP AULA SÍNCRONA 2 SEGUNDA PARTE LEITURA 9ª, GUIVANT, Julia Heterogeneidades dos Conhecimentos Rurais no Desenvolvimento, Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.14, n.3, p.411-446, 1997 AULA SÍNCRONA 2 SEGUNDA PARTE LEITURA 10ª, RIBEIRO, May Waddington Telles, O Processo de Territorialização de Gerações de Agricultores de Baixão no Piauí, R U R I S | V O L U M E 7 , N Ú M E R O 1, p 153-180 | M A R Ç O 2 0 1 3 LEITURA BRINDE
Frequências da Turma

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Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2025210**** 7,0 10,0 10,0 8.2 0 MATRICULADO
2 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
3 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
4 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
5 2025210**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
6 2025210**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
7 2025210**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 MATRICULADO
8 2025210**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO
9 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
10 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
11 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
12 2025210**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
13 2025210**** 7,0 10,0 0,0 6.2 0 MATRICULADO
14 2025210**** 9,0 10,0 0,0 7.4 0 MATRICULADO
15 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
16 2025210**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 MATRICULADO
17 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
18 2025210**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
19 2025210**** 6,0 10,0 10,0 7.6 0 MATRICULADO
20 2025210**** 8,0 0,0 10,0 6.8 0 MATRICULADO
21 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
22 2025210**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
23 2025210**** 8,0 10,0 0,0 6.8 0 MATRICULADO
24 2025210**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 MATRICULADO
25 2025210**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
26 2025210**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
27 2025210**** 8,0 10,0 8,0 8.4 0 MATRICULADO
28 2025210**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 MATRICULADO
29 2025210**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
30 2025210**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO
31 2025210**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 MATRICULADO

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Repostagem da Prova de segunda chamada 02/12/2025
Atividades avaliativas 28/11/2025
Gravação da aula do dia 22/11/2025. 23/11/2025
Segunda aula síncrona da disciplina SABERES LOCAIS E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO. 21/11/2025
Orientações sobre as atividades. 11/11/2025
Gravação da aula do dia 08/11/2025. 09/11/2025
Primeira aula sincrona da disciplina SABERES LOCAIS E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO. 07/11/2025
CRONOGRAMA DE LEITURAS, AULAS E ATIVIDADES 03/11/2025
BOA TARDE! SEJAM BEM VINDOS! 03/11/2025

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1494 16/12/2025 22:40